4 SEGREDOS DA MINHA ROTINA DIÁRIA

Faltando apenas 20 dias para o ano novo, é hora de descobrir o que você fará para tornar 2020 o ano que você espera que seja. Embora as citações inspiradoras sejam uma ótima maneira de fazer você se mexer, elas não vão levá-lo longe. Neste artigo, eu compartilho com você alguns dos meus hábitos diários que tem me ajudado a realizar os meus objetivos. Eu criei o meu próprio sistema para garantir uma rotina de produtividade e isso acontece através de um conjunto de rotinas e práticas que servem como base para a realização do meu trabalho.

Eu quero mostrar como você também pode ser produtivo de verdade, para isso, você não pode confiar em aplicativos ou  tecnologia.  Você precisa desenvolver um sistema sustentável que funcione para você, com um conjunto de rotinas e práticas que sirvam de base ao seu trabalho. O meu sistema funciona da seguinte forma:

  1. Todos os dias eu tenho meu tempo de oração e meditação. Dessa forma, eu estou fortalecendo o meu espírito e o meu cérebro. Eu costumava negligenciar meu cérebro. Com essa prática, eu aprendi a confiar nos meus insights e desenvolver a minha atenção plena, e com essa prática, eu tenho o controle dos meus pensamentos e ganho resistência mental.
  2. Eu tenho uma rotina para exercitar meu corpo, e divido essa rotina entre caminhadas, exercícios de resistência, corrida e pedaladas. Com esse hábito, eu ganho foco, confiança e energia. Matendo meu hábito de exercitar meu corpo, eu venço a procrastinação ou qualquer outra barreira interna que queira me pegar. Quando eu penso na rotina de um soldado, eles nunca vão para a guerra sem treinamento, certo?
  3. Eu tenho um conjunto de hábitos diários. Gosto de escrever todos os meus insights, leio todos os dias, defino prioridades diárias e não consumo informações inúteis. Tenho o cuidado de interagir com pessoas inteligentes e de sucesso. O contato humano é importante. Todas essas coisas me mantêm no chão e me ajudam a aproveitar meu tempo.
  4. Eu tenho uma lista de tarefas diárias. Até as pequenas tarefas entram nessa lista. Eu foco nas mais importantes, que devo concluir. Tenho o hábito de pensar na logística que acompanha as tarefas mais complexas, como escrever um livro. Nesse momento, estou escrevendo meu segundo livro, e como é importante ter um plano para escrever um livro! O ideal é dividir a tarefa grande em pequenas tarefas diárias. Com essa extratégia é mais facíl concluir o objetivo maior.

Como você pode perceber, eu tenho diversas atividades que não estão diretamente relacionadas ao meu trabalho. Com esse sistema, eu realizo muitas tarefas, tanto no âmbito pessoal como no profissional. Agindo dessa forma, eu me torno uma pessoa mais disciplinada e produtiva. Quando eu defino que vou escrever, quer seja um artigo, montar uma aula ou meu livro, eu me desligo de todas as atividades que possam tirar a minha atenção e dessa forma, tenho total concentração no que estou  fazendo.

A procrastinação pode afetar a todos nós, mas se você criar um sistema, você poderá ser muito mais produtivo. E apesar de tudo que você deseja alcançar em sua vida, trabalhe na criação do seu presente e lembre-se, o que você estiver semeando hoje irá colher amanhã.

Agora, eu sugiro que você faça uma lista das tarefas que você deseja realizar em 2020 e crie o seu próprio sistema. Caso precise de ajuda, pode contar comigo. Tenho mais de 20 anos de esperiência em desenvolvimento humano, formação em psicologia clínica e coach e posso ajudá-lo a desenvolver um programa dinâmico, pessoal e flexível ao seu tempo e estilo de vida.

Josie Oliveira, Ph.D