Porque é difícil de tomar decisões?

Decisão: é o processo cognitivo pelo qual se escolhe um plano de ação dentre vários outros (baseados em variados cenários, ambientes, análises e fatores.

Tomada de decisão no entanto pode estar ligada a diversos fatores internos e externos dentro de uma determinada circunstância, deve ser levada em consideração a repercussão que será gerada no seguimento do ato, podendo também abranger diversas condições dentro de uma empresa, de um âmbito familiar, religioso, no caráter pessoal sociológico e filosófico, desde um simples ato até uma conclusão de maior impacto.

Para algumas pessoas, a tomada de decisão é mais facil do que para outras, porém, para cada pessoa para se tomar uma decisão é necessário seguir alguns passos:

1. EXAMINAR A SITUAÇÃO:  Defina o problema – Identifique os objetivos da decisão – faça o Diagnostico para a causa do problema;

2. CRIAR ALTERNATIVAS:  Busque alternativas – escreva as alternativas em um papel

3.  AVALIAR AS ALTERNATIVAS E SELECIONAR A MELHOR:  Para avaliar as alternativas eu sugiro que seja feito as seguintes perguntas:

  • Eu preciso tomar esta decisão?
  • Qual o resultado que terei tomando essa decisão?
  • Como eu me sentirei tomando essa decisão?

4. IMPLEMENTAR E MONITORAR A DECISÃO:  Planeje a implantação da alternativa selecionado.
Após implentar a alternativa é necessário implementar o plano

Deve-se monitorar a implementação,  caso seja necessário fazer ajustes, ser flexivel para implementar as devidas mudanças que foram indentificadas para que a decisão escolhida tenha o resultado desejado.